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7 dicas para seu E-commerce se sair bem na Black Friday

A Black Friday está chegando e com ela, incontáveis dúvidas não só por parte dos consumidores mas das empresas também, por isso decidimos trazer algumas dicas para que sua empresa aproveite a sexta-feira mais esperada do ano sem grandes problemas.

Não é segredo para ninguém que na Black Friday o aumento das vendas sobem consideravelmente para todos os tipos de negócios. Para se ter uma ideia somente em 2017 a Black Friday gerou R$ 2,1 bilhões de faturamento na categoria e-commerce, um aumento considerável em comparação ao ano anterior.

Tantas oportunidades de venda não podem ser desperdiçada por não se preparar de forma eficiente para esta data, então confira agora as dicas que damos à você.

 

Prepare tudo

Planejamento é a alma de qualquer negócio de sucesso, essa iniciativa irá ajudar a traçar melhor suas estratégias e a manter a organização do seu projeto. Por isso planeje tudo com antecedência de pelo menos um mês, assim as chances de algo dar errado serão mínimas.

 

Campanhas promocionais

Campanhas promocionais também valem a pena quando o assunto é Black Friday, afinal não será somente sua loja que estará com os preços baixos. Invista no planejamento de uma campanha eficiente para atingir seu público.  

A Black Friday é um período onde as receitas do varejo tendem a aumentar consideravelmente, mas cuidado para não ter custos desnecessários com as campanhas e isso acaba prejudicando o resultado final.

 

Escolha os produtos para a promoção

Na hora de colocar os produtos em promoção, a empresa precisa tomar alguns cuidados para que não saia prejudicada. A escolha os produtos é muito importante para que sua atuação na Black Friday seja satisfatória para a empresa e seus clientes.

Não opte por colocar em promoção, produtos lançados recentemente. O cliente dificilmente irá comprar novamente pelo preço normal uma vez que adquiriu por um valor menos. Dê preferência por dois tipos de produtos: os vendáveis e os rentáveis.

Os mais vendáveis, que são aqueles produtos que os clientes já conhecem, que normalmente tem uma venda alta. Colocá-los em promoção é uma maneira de aumentar o fluxo de clientes visitando sua loja.

Já os produtos rentáveis, são aqueles que têm um valor superior e por isso a venda não é tão alta em outras épocas do ano. Normalmente são produtos com valor aquisitivo alto porém que causa grande interesse no consumidor. Colocar este tipo de produto em promoção irá chamar a atenção para sua marca de ainda atrair mais consumidores para sua loja. Saiba mais aqui.

 

Mande e-mail

Email é a ferramenta mais eficiente para manter contato com seu cliente e comunicar eventos e ofertas exclusivas. Na Black Friday, use esta ferramenta para dar informações em primeira mão para seu cliente.

Estimule seu cliente com os produtos favoritos, recém visitados ou que estão aguardando no carrinho. Mostre que você o conhece, e quer que ele aproveite o melhor preço.

 

Invista em funcionalidades

As funcionalidades melhoram a experiência do cliente no site, aumentando consideravelmente o tempo de permanência no site ou diminuindo o tempo de decisão de compra. São inúmeras as opções de funcionalidades e aqui na Codeby nós trabalhamos com algumas bem interessantes, são elas:

 

Faça Data Mining – Dê a opção de cadastrar e-mail e ficar por dentro das promoções. Com essas informações é possível fazer a análise dos dados e descobrir problemas e oportunidade escondidas, padrões e variáveis que pode ser muito útil a sua empresa.
Esse tipo de ação requer pouca interação do cliente e mantém sua empresa com informações importantes sobre seus consumidores.

Faça listagens – Faça listagem rápida de produtos em super promoção.

Gamification – Quem não gosta de um joguinho, principalmente quando se ganha descontos ou benefícios em sua compra.
Esse tipo de ação dá a sensação de benefício individual e influencia positivamente na decisão de compra.

Countdown – Usar contagem regressiva para indicar o início da promoção no site é muito interessante para o cliente. Esse tipo de ação normalmente causa aumento nas visitas do site e ansiedade no cliente.

 

Melhor momento para iniciar

Em relação às vendas do ano passado, o período que teve maior crescimento nas vendas foi das 18h às 0h na véspera da Black Friday. Muitas empresas começam com algumas promoções na véspera para “esquentar” as vendas e isso é totalmente válido.

Seja na véspera ou na sexta-feira black é importante que você inicie suas ofertas um pouco antes, entre 22:00 e 23:00 do dia anterior. Assim se acontecer algum contratempo ou algo que saiu do planejamento, você terá tempo para corrigir.

 

Tenha uma DEV para o evento

Na Black Friday prefira ter uma DEV somente para o evento assim tudo fica organizado e fácil de manusear, além disso se tem menos chances de ter erros e se houver fica mais fácil e rápido de arrumar.

 

Layout Responsivo

Se sua loja ainda não tem um layout responsivo, você pode estar despreparado para uma boa parte dos consumidores. Em resultados de pesquisa sobre a Black Friday de 2017, compras realizadas via mobile cresceu em 81,8%, equivalente a quase 30% das compras realizadas no período foram feitas dessa forma e este ano os números prometem subir ainda mais.

 

Se você precisa de ajuda com seus preparativos, talvez podemos te ajudar com este e-Book “Tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday”, entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar!

Espero que tenha gostado das dicas que deixamos aqui, deixe sua opinião nos comentários!



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