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Aplique a estratégia Visual Merchandising em seu negócio online e tenha resultados nas venda

Hoje em dia é comum vermos lojas físicas utilizando o visual merchandising como forma de chamar atenção do cliente e fazer com que se crie harmonia de produtos e ambiente. Porém esta prática não é tão comum quando o assunto são lojas online. Poucos negócios online sabem que este tipo de estratégia pode ajudar a elevar as vendas e manter alta a taxa de compra por cliente.

Neste artigo iremos abordar como o visual merchandising, quando usado de forma correta pode ser uma ótima opção para seu negócio.

 

Antes de mais nada, é importante entender o que é Visual Merchandising.

De forma superficial, trata-se de toda forma de exposição e disposição de produtos, fazendo com que a apresentação seja eficiente para o aumento das vendas. Além disso o Visual Merchandising está ligado diretamente a experiência do cliente uma vez que pensa em como impactar positivamente.

Em lojas físicas, é comum vermos esse tipo de estratégia sendo trabalhada em diversos pontos da loja. Boa iluminação, disposição dos produtos, categorias e seções, vitrines harmônicas e que contam uma história, hot points recebendo a devida atenção. A soma desses elementos contribuem para que o cliente se sinta à vontade para comprar, passando mais tempo na loja e consequentemente comprando mais. No geral, esse aspecto convidativo e agradável contribui para que os clientes comprem cerca de 40% mais.

 

Como aplicar esta estratégia em seu negócio online

Se por um lado lojas físicas exploram esta estratégia, por outro muitas marcas online ainda não fazem uso do visual Merchandising. Assim como em qualquer negócio, se espera que as vendas sejam tão boas e que seu negócio seja a opção que o cliente irá recorrer quando tiver necessidade de compra.

Nas lojas físicas o visual merchandising está em vários pontos, começando pela fachada da loja, vitrines, ambiente interno, iluminação, sessões, produtos.. Em uma loja online seguirá a mesma lógica, um bom anúncio nos sites de pesquisa seria sua fachada, seu catálogo seria sua vitrine, o layout do site seria seu ambiente interno, a qualidade das fotos e cores de fundo seriam sua iluminação e, suas categorias de produtos seriam suas sessões.

Visualizando dessa forma é muito mais prático aplicar esta estratégia em sua loja online tornando a comunicação com seu usuário mais objetiva melhorando a conversão do seu site e tornando suas vendas mais concisas.  

 

Aplicando Visual Merchandising online

Cerca de 80% das primeiras impressões, são criadas a partir da visão, por isso o visual do seu site irá contar muito para ter sucesso nesta estratégias, veja o que é necessário a seguir:

• Um bom anúncio nos sites de pesquisa: Seu site precisa ser visto, e um bom posicionamento em sites de busca é fundamental para que mais usuários vejam seu link e clique. Por isso, invista em SEO e palavras-chaves que tenham a ver com seu segmento, se achar necessário faça anúncios de links patrocinados para melhorar sua posição.

Um Titlle chamativo, com uma descrição concisa faz muita diferença quando o usuário está tomando a decisão de click.

• Layout: Pergunta rápida, você compraria um celular em uma loja mal iluminada, com vitrines sujas ou ambiente desorganizado? Não concorda que esse ambiente não passa nenhum pouco de credibilidade?! Da mesma forma que em lojas físicas, sua loja online precisa estar apresentável quando seu cliente acessar. Por isso escolha um designer que combine com sua marca, cores que despertam empatia no cliente e uma estrutura que seja fácil de navegar.

Priorize oferecer um acesso intuitivo para o usuário com um menu simples, proponha agilidade e harmonia no visual do seu site, não deixe o usuário ficar sem saber o que fazer por lá, mostre o caminho que ele precisa fazer.

• Vitrine: A disposição dos produtos em seu site vai fazer toda a diferença quando o usuário estiver fazendo suas escolhas. Optar por expor os produtos de forma que mantenham uma sentença lógica e que contem uma história gera cenários mais variados como aumento de ticket médio com a quantidade de itens sendo comprada. 

Vamos de exemplo? Imagine que você está procurando um biquíni novo para suas férias no litoral, mas você não sabe ainda que também precisa de uma saída de banho que combine, e só irá saber 3 páginas depois que você encontrou o biquíni que procurava. As chances de você não encontrar essa saída de banho e fechar a compra somente com o biquíni é enorme.

Agora já pensou se está saída de banho estivesse na mesma página, continuando uma sequência lógica e relevante do look.

Esse tipo de ação, melhora consideravelmente a visualização dos produtos e propõe agilidade e economia de tempo do usuário.

• Qualidade das fotos: Fotos escuras, sem foco ou com iluminação estourada não chamam a atenção e ainda passa a impressão de amadorismo. Invista em fotos de qualidade, com boa iluminação, opte por fundos mais neutros ou que tenham a ver com o produto e experiência que está oferecendo.

Se você trabalha com coleções, invista em cenários que tem a ver com o produto, se comunicar emocionalmente com o cliente também é importante e através de fotos é possível passar sensações para o usuário e instigá-lo.

• Invista na organização: Organização é sempre uma aliada quando o assunto são negócios, manter categorias bem divididas e que facilite a navegação do cliente no site, fará com que ele passe menos tempo procurando o que quer e mais tempo navegando entre produtos que o interessam.

• Hot points: Em lojas físicas é comum utilizar pontos de mais movimentos para incentivar a compra por impulso. Em sites também é possível com algumas funcionalidades fazer com que o cliente tome decisões por impulso oferecendo produtos do mesmo segmento ou que componham a compra.

Puggins como“também compraram” da Amazon ou o “Veja também” dá Americanas que aparecem no final da compra, são um ótimo jeito de fazer o usuário continuar comprando.

 

Veja alguns exemplos de sites que utilizam o Visual Merchandising como estratégia online:

Dentro da Codeby já implementamos em diversas lojas essa estratégia seja em seus layout como em suas vitrines, e isso gera cenários variados como aumento de ticket médio com a quantidade de itens sendo comprada.

Com a possibilidade de comprar peças similares com exemplo na Cia Marítima, biquínis com partes de cima e debaixo aparecendo em sequência dão a possibilidade de comprar qualquer uma dos 4 modelos que se conversam.

Você melhora a comunicação com seu usuário, e vende de forma mais concisa, melhorando a conversão do seu site.

Outra forma de aplicar o Visual Merchandising online é com uma ferramenta que permite mostrar o preço do look completo. Muitas mulheres gostam do que vêem em manequins e modelos e desejam o look completo. Porém o trabalho que ela teria para procurar cada peça diminui consideravelmente a chance de compra.

Com o ShopLook, é possível mostrar as peças que compõe o look e o preço, tornando a experiência do usuário mais ágil e relevante.

Conheça mais sobre a ferramenta acessando www.shoplook.com.br

 

Vantagens de utilizar o visual merchandising como estratégia em seu negócio online

  • Impacto positivo na mente do consumidor.
  • Possibilidade de aumento de ticket médio.
  • Melhor relacionamento com o cliente.
  • Comunicação de maneira mais objetiva e sensorial.
  • Posicionamento estratégico.
  • Visual mais organizado e harmonioso

 

Agora que você já conhece as maravilhas que o visual Merchandising pode fazer no seu site, que tal deixar a Codeby te ajudar? Entre em contato conosco e nos deixe te ajudar a ser um sucesso ainda maior.

Acesse o site www.codeby.com.br e conheça mais ferramentas que podem te ajudar.

Gostaram do artigo, ficou alguma dúvida? Espero vocês nos comentários.



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