BLOG

9 de março de 2018
|

Entenda a importância do design na hora de criar o seu site

Entenda a importância do design na hora de criar o seu site

Com a facilidade que a tecnologia tem nos proporcionado nos últimos anos, o interesse de construir um site próprio, seja para lazer ou para fins lucrativos, tem chamado muito a atenção das pessoas. Mas além de uma boa construção, é preciso estar atenta ao design para sites.

Diferente do início dos anos 2000, onde os sites tinham as informações espalhadas na tela, seguindo esquemas de cores conforme o proprietário desejava, nos últimos anos, as pessoas têm investido bastante em construir sites com designs apropriados ao público.

Dessa forma, é possível gerar maior confiança por parte do usuário e, consequentemente, atingir maior número de vendas. Quer saber de que forma o design pode ajudar a aumentar o tráfego em um site? Veja o nosso artigo abaixo!

Como design para sites pode melhorar a usabilidade?

A usabilidade é um dos itens fundamentais na construção do site. É nela que definimos a forma de “educar” os usuários. O bom uso da técnica permite o fácil aprendizado por parte dos leitores, que, ao utilizarem os menus e filtros, conseguem encontrar as informações que necessitam de forma rápida.

O fácil acesso às informações aumenta a produtividade nas buscas, gerando engajamento e, aliado a conteúdos consistentes, torna o usuário um visitante ativo no site.

Além de um menu bem estruturado, é importante que o site disponha de uma caixa de pesquisa para facilitar a busca de um determinado tema e oferecer ferramentas que aumentem o tamanho da letra caso o usuário sinta a necessidade.

Por que adotar um design responsivo?

O design responsivo permite que um site se adapte aos diferentes formatos de tela (seja em smartphones, tablets ou outros dispositivos).

A estratégia se mostra interessante. Afinal, como os aparelhos costumam ser utilizados com frequência durante o dia, as chances do seu público-alvo acessar o seu site por meio de um dispositivo mobile são grandes.

Os smartphones estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, e isso não é novidade. Por esse motivo, o design do seu site deve estar pronto para receber esse público que, de acordo com dados do IBGE, chega a 138 milhões de pessoas no Brasil (mais de 66% da população nacional).

Dessa forma, na atualidade, os veículos de comunicação precisam estar prontos para que a experiência do usuário seja fluída.

A velocidade de carregamento do site influencia?

Apesar de a ideia parecer não ter ligação com o design, alguns fatores podem acabar influenciando no desempenho de um site.

Um tema mal otimizado ou uso de imagens e outros arquivos pesados para compor o design pode comprometer a velocidade de carregamento do site. Consequentemente,  isso dificulta a experiência do usuário, que procurará em outros sites as informações necessárias.

Como o design afeta a experiência do usuário?

Quando temos interesse em desenvolver um site, é comum termos a crença de que, quanto mais itens, opções, imagens disponíveis, mais o site vai chamar a atenção das pessoas.

O problema é que grande quantidade de opções pode tornar a experiência confusa para o usuário, trazendo dificuldades para encontrar o que desejava, aumentando as chances dele sair da página.

Outro detalhe que você deve estar atento é em relação às cores. Uma combinação de cores contrastantes em excesso ou a utilização de apenas tons monocromáticos podem afastar o seu público.

Por esse motivo você deve buscar cores que combinem entre si. Quando for usar imagens, certifique-se de que o tamanho é o ideal (não sendo tão pequena e nem tão grande).

O design tem como principal objetivo conquistar e atrair as pessoas. Para ter sucesso, o site deve ter harmonia, tanto na parte de cores quanto na disposição dos itens. Como dissemos, a falta ou o exagero de opções e cores podem confundir o usuário, aumentando o seu desinteresse.

Por outro lado, um site estrategicamente pensado para facilitar e otimizar a experiência do usuário pode ser o ponto de partida da fidelização do público.

Portanto, o bom uso de design para sites alinhado à experiência do usuário pode trazer grandes benefícios para a sua audiência. Quer saber mais sobre o tema? Leia já sobre “Experiência do usuário: como melhorar a satisfação!“.

Amante da Tecnologia e criador de negócios digitais desde 2009, é
formado em Ciência da Computação desde 2013. É o fundador do Grupo
Codeby, que conta com com empresas como Codeby, Socialbuy, Testby, Shoplook e Orderfy, sempre focando na globalização das mesmas.



0 Comments


Venha nos contar sua opinião!

Leave a Reply

Posts relacionados