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26 de janeiro de 2018
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Experiência do usuário: como melhorar a satisfação!

Experiência do usuário: como melhorar a satisfação!

Você já entrou em um site que, por alguma razão, deu vontade de fechar a janela no mesmo instante? Isso é mais comum do que se imagina e os motivos podem ser diversos. Às vezes as páginas demoram para carregar, o design é desagradável ou simplesmente não conseguimos encontrar o que estamos procurando. Para evitar esses infortúnios é essencial priorizar a experiência do usuário no website.

Nem sempre aquilo que consideramos adequado é o mais indicado. Tudo precisa ser planejado e testado constantemente. Para isso, a melhor opção é contar com boas ferramentas e profissionais especialistas na área, e deixar a intuição um pouco de lado. Quer saber mais sobre a experiência do usuário no website? Continue lendo e confira algumas questões pertinentes sobre o assunto!

O que é experiência do usuário?

Esse termo também é bastante utilizado de forma abreviada em inglês: UX (User Experience). Resumidamente, podemos dizer que é um conjunto de fatores que impactam positiva ou negativamente na experiência do usuário com determinado objeto — nesse caso, o site. Então, é necessário melhorar sua usabilidade para aumentar a satisfação do visitante e, consequentemente, gerar mais resultados.

Imagine que você está procurando uma máquina de lavar roupas no Google e clica em um dos resultados. Ao entrar no site, você tem dificuldade em encontrar as informações mais relevantes sobre o produto e o campo para contato. Desse modo, você terá uma péssima experiência e deixará de fazer negócio com a empresa em questão.

Por que ela é importante?

Ao otimizar o site levando em conta a experiência do usuário, a taxa de rejeição tende a diminuir. Não adianta investir em anúncios patrocinados ou outras estratégias para atrair tráfego se você não consegue reter a audiência. Somente quando os usuários começam a interagir com os elementos do seu website é possível alcançar os seus objetivos de marketing, como a taxa de conversão.

Quais as melhores práticas UX para aplicar no site?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que os elementos devem ser organizados de uma forma lógica. Dê destaque aos itens mais importantes e evite as famosas confusões visuais — lembre-se daquela máxima: menos é mais. Agora que isso já está claro, veja algumas das melhores práticas de UX para o seu website:

  • utilize cores contrastantes para evidenciar os elementos;
  • escolha uma fonte legível e não muito pequena;
  • inclua um campo de busca no site;
  • atente-se ao tempo de carregamento das páginas;
  • realize testes e monitore o site constantemente.

Como mapear o comportamento do usuário?

Conhecer as principais dificuldades do usuário e seu comportamento no website é indispensável para que você consiga oferecer a melhor experiência. Um dos métodos mais simples, em que não é necessário nenhum software, é a observação. Para isso, basta pegar alguns voluntários, pedir para que eles executem algumas ações no site e observar. É fundamental que você não dê qualquer ajuda nesse processo.

É claro que não é viável fazer esse teste presencial toda vez que você quiser analisar o comportamento do usuário, portanto, é indicado utilizar o Google Analytics. Por meio do GA, é possível descobrir as páginas que têm mais taxa de rejeição, o caminho que os usuários percorrem no site, onde ocorre o maior número de conversão, etc. Ou seja, são diversas informações valiosas.

No entanto, se você quer dados mais ricos para potencializar a sua estratégia, um heatmap (mapa de calor) é a melhor opção. Com ele, você consegue ver em quais pontos do site houve mais interação. Se você quer dar prioridade a determinado elemento e nota que ele está em uma área que recebe pouca atenção, por exemplo, pode transferi-lo para um local mais quente de acordo com o mapa.

Portanto, para melhorar a experiência do usuário no website é preciso estudar as melhores estratégias e analisar como o público está se comportando. Ao aplicar as técnicas de UX, além de conseguir mais resultados dentro do site, os mecanismos de buscas veem essas ações com bons olhos e isso contribui para que o seu site fique melhor posicionado.

Quer saber mais sobre a importância da experiência do usuário no site? Leia nosso outro artigo sobre o assunto!

Amante da Tecnologia e criador de negócios digitais desde 2009, é
formado em Ciência da Computação desde 2013. É o fundador do Grupo
Codeby, que conta com com empresas como Codeby, Socialbuy, Testby, Shoplook e Orderfy, sempre focando na globalização das mesmas.



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