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30 de novembro de 2017
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Marketing de Relacionamento: como conquistar o consumidor?

Marketing de Relacionamento: como conquistar o consumidor?

Antes do surgimento da internet, o relacionamento com o cliente era estabelecido no espaço físico da loja, por telefone e, até mesmo, por correspondências. Hoje, temos à disposição inúmeros canais que podem e devem ser utilizados para conquistar o consumidor e, mais adiante, fidelizá-lo.

Com a possibilidade de as empresas criarem um e-commerce para expandir seus negócios, a forma de se relacionar com os usuários ganhou novos contornos. Em vez de vendedores, agora contamos com analistas de redes sociais, atendentes em chats, produtores de conteúdos para o site, entre outros. Desse modo, os consumidores são impactados de várias maneiras em diferentes mídias.

Neste artigo, listaremos algumas dicas essenciais para conquistar o consumidor e, consequentemente, gerar mais vendas na sua loja virtual. Continue lendo e confira!

Tenha um blog

Existe uma vertente do marketing digital conhecida como marketing de conteúdo. Essa estratégia visa à atração e à aquisição de clientes por meio de materiais, como artigos, e-books, vídeos, infográficos, etc — e o blog é o canal propício para a publicação desses conteúdos.

Após uma quantidade considerável de publicações, você começa a se tornar referência no assunto para os usuários — desde que esses materiais sejam relevantes. Então as pessoas passam a indicar o seu blog para outras, e sua popularidade cresce gradualmente. Sem contar que essa prática aumenta as suas chances de ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google.

Seja ativo nas redes sociais

Criar uma página social para a empresa é bastante comum — dificilmente nos deparamos com alguém que esteja fora dessas mídias. Entretanto, poucos as utilizam da maneira correta, mas apenas acessam para divulgar alguma oferta e não interagem com seus seguidores.

Apesar de ser possível conquistar novos clientes por meio das redes sociais, é preciso ter cautela na quantidade de anúncios. Você deve reservar boa parte do tempo para responder os usuários, puxar conversas, monitorar o que estão falando sobre a sua marca, criar publicações sem fins comerciais etc. Assim, você consegue uma boa reputação entre o público.

Implemente um chat on-line

Especialmente nas lojas virtuais, o chat online é uma ferramenta que ajuda bastante os consumidores a tirarem dúvidas e prosseguirem em suas compras. Como sabemos, as perguntas via e-mail nem sempre são respondidas rapidamente, e isso pode criar objeções por parte dos usuários.

Ao implementar o chat on-line em sua plataforma de e-commerce, você precisará de atendentes treinados. Mesmo que isso represente um investimento maior, a taxa de conversão aumenta significativamente. Ou seja, é um instrumento que traz retorno à empresa.

Realize pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são excelentes para você descobrir possíveis falhas e melhorar seus serviços. O ideal é que, no final de cada compra, você envie um e-mail perguntando se tudo ocorreu bem e o que pode fazer para tornar a experiência ainda mais agradável. Além de conseguir informações valiosas, o consumidor se sente valorizado.

Essa prática também evita muitos desgastes desnecessários. Quando os consumidores enfrentam algum problema, muitos recorrem às redes sociais ou a sites de reclamações para relatar o ocorrido. Mesmo que você consiga solucionar depois, esses comentários podem desestimular outros usuários.

Deu para perceber o quanto é importante estar presente nas mídias on-line para conquistar o consumidor? É importante também ter uma equipe com habilidades distintas para executar essas ações da melhor maneira possível. Com isso, você consegue eliminar barreiras para os novos clientes e fidelizar os antigos.

E você? Já aderiu a esses procedimentos em sua loja virtual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Amante da Tecnologia e criador de negócios digitais desde 2009, é
formado em Ciência da Computação desde 2013. É o fundador do Grupo
Codeby, que conta com com empresas como Codeby, Socialbuy, Testby, Shoplook e Orderfy, sempre focando na globalização das mesmas.



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