BLOG

15 de Fevereiro de 2018
|

Marketplace é um e-commerce? Saiba quais as diferenças

Marketplace é um e-commerce? Saiba quais as diferenças

Quem tem interesse em desenvolver uma loja virtual provavelmente vai se deparar com o termo marketplace. Mas, afinal, um marketplace é um e-commerce? Para iniciar, vamos diferenciar ambos os termos.

Um e-commerce (ou comércio eletrônico) é uma plataforma online em que há uma intermediação de uma única loja diretamente com os seus clientes. Assim, fica na mão do empreendedor manter tanto a parte do site quanto a logística da empresa.

Já o marketplace pode ser comparado com um grande shopping center virtual. Nele, um único site é responsável por comportar diversas lojas, onde cada um vende seu respectivo produto dentro de um segmento. A ideia é que os clientes possam encontrar produtos de diferentes lojas em um único lugar.

Mas as diferenças não param por aqui. Então, vamos entender isso melhor? Continue lendo e veja qual é o melhor modelo para o seu negócio!

Exponha os seus produtos

Dentro do e-commerce, além de montar toda a estrutura do site, o empreendedor conta com o desafio de precisar formar as melhores estratégias — e investir em anúncios pagos — para divulgar a sua loja em diferentes redes sociais e, assim, atrair mais clientes.

Outro detalhe que você deve ficar atento diz respeito ao estoque dos seus produtos. Para manter um bom tráfego, a sua loja deve contar com um estoque inteligente. Como você é o único responsável por expor os produtos na plataforma, a falta de estoque pode afastar os clientes.

Com um marketplace, por outro lado, você não precisa se preocupar tanto com o estoque, pois esse detalhe é delegado para os lojistas. São eles que colocarão os produtos em suas vitrines, ficando responsáveis por aumentar o movimento e, consequentemente, o número de vendas da sua plataforma.

Fique atento ao investimento

Caso esteja interessado em montar uma loja virtual própria, verifique se você tem um grande capital de giro.

Essa preocupação serve para garantir que a sua empresa não fique muito prejudicada financeiramente logo no início, pois você precisará cuidar do serviço de hospedagem em servidores, armazenamento em banco de dados até o layout das páginas.

Além disso, antes de lançar o seu site você deve ter em sua loja um sistema de segurança contra fraudes, para proteger tanto o e-commerce quanto os dados dos clientes. Também, é preciso contar com uma ferramenta de atendimento ao cliente.

No caso do marketplace, a sua preocupação se assemelha bastante com o que foi dito acima: construção do site, sistema de segurança, serviço de hospedagem e layout da página. Por outro lado, o empreendedor não precisa se ocupar com a parte de logística e nem do estoque da empresa.

Como a sua responsabilidade é a de manter um site seguro e de qualidade no ar, não precisará se preocupar com um eventual problema de estoque, por exemplo.

Integre o marketplace em seu e-commerce

Caso já tenha uma loja virtual, você pode integrar a modalidade ao seu negócio. Para isso, é preciso contar com o apoio da sua equipe de desenvolvimento (caso não tenha, contrate um serviço especializado) para realizar a tarefa.

Nesse sentido, uma ferramenta bastante usada em e-commerces já existentes é o Magento.

Ele conta com plug-ins de integração com diferentes marketplaces, capazes de automatizar a gestão entre a loja e os seus canais de venda, abrindo novas possibilidades de negócio para o logista. E ainda permite que o lojista escolha facilmente os produtos que serão anunciados dentro da própria plataforma.

Enfim, como vimos, a decisão de abrir um dos dois modelos apresentados pode variar bastante de acordo com a sua estratégia. E agora, respondendo à pergunta se um Marketplace é um e-commerce: ambos caem na categoria de e-commerce, pois realizam vendas por uma plataforma online.

E então, gostou do nosso post? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe-nos o seu comentário!

Escrito por: 



1 Comment

  1. Responder

    Fellipe Guimarães

    17 de Fevereiro de 2018

    Muito Bom!


Venha nos contar sua opinião!

Leave a Reply