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9 de janeiro de 2018
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Métricas de website: como mensurar os resultados do site?

Métricas de website: como mensurar os resultados do site?

Um dos principais desafios de um gestor de marketing digital é apresentar os resultados tangíveis de suas estratégias. Para conseguir isso, é necessário que sejam mensuradas as métricas de resultados de sites.

Reafirmamos métricas de resultados porque muitas vezes as empresas acompanham as de vaidade — aquelas que não possuem significado em termos de vendas, como comentários em blog posts, compartilhamento de publicações do site, entre outras. Para que isso não ocorra, é necessário elaborar um plano estratégico consistente que levante algumas métricas específicas. Para ajudar você neste desafio, reunimos duas:

2 métricas de resultados de sites da sua empresa que precisam de acompanhamento

Taxa de conversão de tráfego em lead

A sua empresa vende para pessoas, certo? Mesmo que seja B2B, são pessoas que fecham negócios. E para conquistar esse fechamento é necessário que você possua informações sobre elas. Um e-mail, telefone, ou até mesmo um nome para que o seu time comercial consiga pesquisar no Linkedin, por exemplo. Apenas dessa forma será possível fechar uma venda para um visitante.

Uma coisa é fato: você precisa saber quem visita o seu site e ter as informações dele para fechar uma venda.

De nada adianta elaborar ótimas estratégias de marketing digital para atrair tráfego se não há CTA’s instaladas que solicitam as informações que sua equipe de vendas precisa para qualificar um lead.

Para isso, preste atenção em sua taxa de conversão de tráfego em lead. Caso ela esteja muito abaixo do esperado, elabore estratégias para potencializar essa transformação de visitas em contatos. Não ignore essa questão. Algumas boas ideias que podem ajudar são:

  • inserção de pop-ups;
  • inclusão de links para landing pages em conteúdos do blog;
  • hello-bar nas páginas;
  • alinhamento de CTA’s com o conteúdo lido pelo usuário, etc.

Lead para MQL

Uma outra métrica importante para acompanhar é a quantidade de MQL’s que o seu site está gerando. Pense, é muito importante possuir uma boa lista de contatos. Mas, se nenhum é ideal para a venda, de nada adiantou captar esses leads. Certo?

Por exemplo, se a sua empresa oferece serviços de marketing digital para outras corporações e 100{64c598c6a96f2dc0f67ae33c57e5e42aec4d0e1ff884c4030c726f557916441f} dos leads captados no momento são estudantes e professores — perfis que não vão comprar o serviço oferecido — de que adianta coletar esses dados?

Para melhorar essa questão, listamos algumas alternativas.

  • Trabalhar as chamadas de forma alinhada com o público que você quer alcançar:  por exemplo, se você quer que um empresário converta em seus materiais, não distribua apenas conteúdos como “aprenda os principais conceitos de marketing digital”. Foque em “como fazer sua empresa vender mais através do marketing digital”.
  • Produza conteúdos mais alinhados com as reais necessidades da sua persona: entenda se os materiais produzidos para o seu site estão condizentes com as dores do seu público-alvo ou se você está apenas produzindo artigos aleatoriamente sobre um assunto relacionado com o seu produto.

Quais ferramentas podem ajudar?

RD Station

A Resultados Digitais disponibiliza um software de inbound marketing que acompanha o lead desde a primeira visita no site da sua empresa até a conversão em cliente. A plataforma é perfeita para você entender o processo de conversão, ciclo de vida do usuário, entre outras questões essenciais para a execução de uma boa estratégia.

Google Analytics

Através da plataforma do Google é possível acompanhar todo o processo de visita de um lead. Dessa forma, sua empresa entende a porta de entrada dos usuários e pode incluir CTA’s específicas para aumentar a conversão, por exemplo. Além disso, a plataforma oferece vários insights para potencializar a sua estratégia.

Hubspot

Um pouco mais robusta que o RD Station, a americana Hubspot oferece uma plataforma com funcionalidades densas de acompanhamento. É possível verificar desde o link que o usuário clicou na primeira conversão até se ele está visitando várias páginas repetidamente. Imagine se o seu lead está acessando várias vezes a parte de planos e preços do seu site e você tem essa informação documentada ! Provavelmente mais uma venda será fechada!

Agora que você já sabe que em seu plano estratégico precisa estar o acompanhamento dessas duas métricas de resultados de sites da sua empresa, que tal entender um pouco mais sobre a experiência do lead no seu site?

Amante da Tecnologia e criador de negócios digitais desde 2009, é
formado em Ciência da Computação desde 2013. É o fundador do Grupo
Codeby, que conta com com empresas como Codeby, Socialbuy, Testby, Shoplook e Orderfy, sempre focando na globalização das mesmas.



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