BLOG

11 de janeiro de 2018
|

Passo a passo: como desenvolver uma loja virtual?

Passo a passo: como desenvolver uma loja virtual?

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas passaram a criar uma loja virtual para expandir os seus negócios. Ela se torna uma boa alternativa (em alguns casos, a sua principal) forma de atrair novos clientes e consequentemente, gerar mais vendas.

Além do aumento no número de vendas, a plataforma propicia um melhor contato direto com os seus clientes. Assim, sua loja será recomendada para conhecidos, gerando mais resultado para você.

Tem interesse em montar um negócio na internet? Veja o nosso passo a passo abaixo!

Pense em uma ideia

Primeiramente, você precisa definir qual o seu objetivo de criar um site. Dentre eles, podemos citar:

  • possuir uma loja física e pretender usar a internet para divulgar melhor os seus produtos, usando a ferramenta como uma vitrine virtual;
  • ter a ideia de vender os produtos/serviços usando a tecnologia para divulgar e entregar a mercadoria para diferentes lugares do país sem ter uma loja física;
  • planejar montar uma plataforma onde diferentes vendedores podem divulgar os seus serviços e produtos, recebendo uma porcentagem de cada venda.

Tenha um planejamento estratégico

Para ter sucesso no empreendimento digital, você precisa definir qual público deseja atingir com suas vendas. Uma boa forma para começar é fazer uma pesquisa de mercado. Assim é possível ver o quanto o seu produto é procurado pelas pessoas na internet.

Uma boa ferramenta é o Google Keywords Tool. Ela dá uma visão de como as palavras-chave de um determinado nicho é usado por potenciais concorrentes.

Por falar em concorrência, ao visitar o site deles é possível ter uma noção de como ele divulga os seus serviços e como oferece eles aos seus clientes. Dessa forma, se pergunte como você faria melhor e crie novas estratégias para trazer usuários para o seu site.

Desenvolva a loja

Tendo em mente qual público deseja atingir e como a concorrência atrai seus compradores, está na hora de montar a sua própria loja online.

Para iniciar, é necessário usar a plataforma WordPress. Ela é a mais recomendada por não necessitar de conhecimentos em desenvolvimento de sites. Assim, você conseguirá focar melhor na atividade de vendas. Outro ponto forte é a quantidade de ferramentas que complementam a plataforma, seja para criar um melhor engajamento com clientes por meio de blogs, por exemplo.

Entregue uma boa experiência

Para que o cliente fique à vontade dentro do site, é necessário ter uma página bem construída.

Desse modo, registre um domínio que seja de fácil entendimento para que as pessoas tenham mais facilidade de encontrar a sua loja pela internet. Outra dica é utilizar um nome que tenha ligação com o produto que você oferece. Caso o domínio não esteja disponível, verifique um similar.

Para que o cliente permaneça dentro do site, verifique se ele possui uma boa aparência. Teve algum momento onde você entrou em um site, mas devido à sua aparência acabou saindo dele?

É dessa maneira que os usuários se comportam caso a aparência não seja boa. Por esse motivo é importante que você escolha um bom tema que instigue as pessoas a ter curiosidade sobre o seu trabalho.

Outro fator importante é focar no simples. Quando uma página procura entregar de tudo, com várias opções, abas e menus, o usuário fica confuso, não sabendo o que fazer dentro dele. Dessa forma, é possível que ele desista de permanecer na plataforma.

Dê segurança

Para que o site crie uma boa reputação, é importante que desde o início o vendedor cuide da segurança de seus clientes. Para isso, use certificados SLL – Secure Sockets Layer. Ela é uma ferramenta responsável por criar uma comunicação segura entre o cliente e a loja usando a criptografia.

O investimento na segurança é importante para que os clientes se sintam mais seguros. Dessa forma, o sistema ficará menos vulnerável a possíveis fraudes de cibercriminosos.

Esses são alguns passos para que você consiga desenvolver o próprio site.

Porém, é importante que ele seja bem desenvolvido para realizar de fato as vendas. Por esse motivo, algumas pessoas optam por delegar a tarefa para empresas como a Codeby. Podemos desenvolver a sua loja virtual para que você fique com o foco em realizar vendas. Quer saber como? Entre em contato com a gente!

Amante da Tecnologia e criador de negócios digitais desde 2009, é
formado em Ciência da Computação desde 2013. É o fundador do Grupo
Codeby, que conta com com empresas como Codeby, Socialbuy, Testby, Shoplook e Orderfy, sempre focando na globalização das mesmas.



0 Comments


Venha nos contar sua opinião!

Leave a Reply

Posts relacionados