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Saiba como storytelling pode ajudar a vender mais no e-commerce

Saiba como storytelling pode ajudar a vender mais no e-commerce

Muitas marcas adotam o storytelling no marketing tradicional e têm grandes benefícios. Ocorre que o e-commerce também pode empregá-lo em sua estratégia de marketing digital, obtendo resultados expressivos.

Além das vantagens, é importante conhecer bem o conceito e suas especificidades para o meio digital. Assim, é possível criar uma abordagem interessante de storytelling no e-commerce. No post de hoje, vamos trazer mais informações sobre o tema. Boa leitura!

O que é storytelling?

Em tradução livre do inglês, o termo significa “contar uma história”. O intuito é envolver e estreitar a relação com o público a partir de uma história com personagens e uma narrativa bem elaborada.

Partindo da premissa que o cérebro tem mais facilidade de reter histórias do que dados, o método permite promover o negócio sem a venda direta. Trata-se de uma alternativa aos anúncios convencionais, capaz de despertar o interesse do público não pela oferta em si, mas pela ambientação criada pela marca.

Há basicamente duas formas práticas de aplicar o storytelling. A primeira tem um caráter operacional, contando uma história com começo, meio e fim, em diferentes canais e mídias, como em um blogspot, vídeo, imagem, entre outras.

A segunda tem um caráter mais estratégico, com a criação de uma narrativa antes de publicar um conteúdo. A ideia é produzir um conteúdo que antecede uma campanha, colocando o cliente na condição de herói que vê um desafio a frente. Ter de superá-lo gera conflito, “vencido” quando ele conclui uma ação.

Como utilizar o storytelling no e-commerce?

O storytelling apresenta um forte apelo emocional nos visitantes do seu site, blog, perfil nas redes sociais e demais meios de comunicação. O e-commerce pode criar conteúdo tanto para o lançamento de novos produtos, quanto para fidelizar clientes. Para isso, é importante entender o nicho de atuação.

A partir daí é possível criar uma narrativa eficiente que precisa atender a alguns requisitos, como:

● trazer elementos visuais;

● usar diálogos reais;

● ter um personagem que seja identificado com a persona;

● despertar sentimentos e emoções;

● ter um conflito para que seja resolvido até o fim da narrativa.

Um exemplo clássico desse tipo de campanha é do Volkswagen, com um vídeo institucional para marcar o fim da produção da Kombi no país. A peça traz a história do veículo narrada por ele mesmo, além de pessoas que tiveram alguma ligação.

Apesar de o vídeo ser muito utilizado, é possível aplicar o conceito em qualquer mídia. A Moen, atualmente a maior fabricante de torneiras e também o maior e-commerce do segmento da América do Norte, criou uma campanha no Instagram Stories que gerou 45% mais impressões. Em 2017, a marca publicou imagens que remetiam ao início de sua trajetória e a evolução ao longo de seus mais de 60 ano

Quais as vantagens de agregar o storytelling  estratégia de marketing digital?

Podemos listar os seguintes benefícios para o e-commerce. Veja-os a seguir.

1. A marca mostra sua personalidade

As histórias contadas mostram a identidade da marca a partir de algo diferente e que reflete seu posicionamento. Demonstrar essa personalidade cria uma boa reputação, otimiza a visão que os potenciais consumidores têm e faz com que o cliente se lembre de você.

2. Estreita a relação

Uma boa narrativa é a melhor forma de atingir os corações dos clientes. Quanto mais “humano” for o posicionamento, maior a aproximação. O público passa a confiar mais na empresa e em suas soluções. Daí a importância de contar algo baseado em fatos capazes de evocar emoções e sentimentos.

3. Aguça o interesse do público

Quando a empresa cria um conteúdo de qualidade, o público se identifica e espera uma continuidade. O e-commerce passa a oferecer algo além das abordagens mais conhecidas do marketing (tradicional ou digital).

Por que investir em storytelling?

Se o seu concorrente não faz storytelling no e-commerce e você sim, sua marca está à frente, se mostrando mais inovadora. Isso agrega valor à marca — algo tão importante quanto oferecer um bom preço ou condições de vendas atraentes. Além disso, é uma forma de oferecer exclusividade aos seus clientes, o que contribui para melhorar e intensificar sua experiência com a loja virtual.

Amante da Tecnologia e criador de negócios digitais desde 2009, é
formado em Ciência da Computação desde 2013. É o fundador do Grupo
Codeby, que conta com com empresas como Codeby, Socialbuy, Testby, Shoplook e Orderfy, sempre focando na globalização das mesmas.



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