BLOG

3 de janeiro de 2019
|

Tendências tecnológicas para 2019

Como todo final de ano, uma empresa de tecnologia tem que se preparar e estudar quais serão as tendências tecnológicas que devem acontecer no ano seguinte, para entender quais caminhos seguir na estratégia de crescimento.

Nós da Codeby fizemos uma análise bem profunda para ver as tecnologias que vão dominar o mercado em 2019.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência artificial está na base de todas as inovações, justamente por isso ela continua sendo uma tendência tecnológica, tanto para desenvolvedores como mantenedores da tecnologia a tendência é que só cresça.

Recentemente vi um trabalho bem interessante de automatização de programação com a ajuda da IA, para que se perguntar, se vai perder o trabalho com o crescimento da IA?

As profissões não correm risco de acabar, as pessoas só precisam se renovar para lidar com as novas oportunidades que irão aparecer.

Automatização de coisas

O conceito de automatização de coisas, é bem genérico, mas muito interessante.

Ele é consistente na automatização de tudo que é possível, sabe aquelas tarefas chatas que você tinha que fazer e hoje em dia não existem mais, como dirigir, lavar a roupa, louça, pedir comida, pedir táxi e por aí vai, estamos só no começo da era da automatização.

Tecnologia que serão utilizadas para automatizar tudo AI, IOT, Web.

A fonte desse conceito foi a Gartner.

Augmented Analytics

Já a algum tempo venho comentando sobre a importância de utilizar os dados para dar direcionamento nos negócios.

Hoje a quantidade de dados é absurda, temos tantos dados em tantos lugares que é muito fácil se perder, ao mesmo tempo já temos diversas ferramentas que trabalham com o dados e facilita a análise.

Quando falamos em qualquer solução de analytics temos que pensar em 2 tipos soluções para poucos dados e para grande quantidade de dados (Big Data).

A Intenção é que no Augmented Analytics com a utilização de inteligência artificial e a NLP ( Neuro Linguistic Programming) faça a preparação dos dados para simplificar a apresentação desses mesmos dados.

Imagine que o trabalho difícil, de coletar os dados, separar dados corretos de incorretos e processamento de dados tudo feito de forma automática, diferente não? Quantas noites não perdemos fazendo tudo isso. (Automatização das coisas está nisso também).

Tecnologias que serão utilizadas para isso Big Data, Machine Learning, AI Algoritmos, Tecnologias para coletas e tantas outras.

Na Codeby estamos com um embrião trabalhando com Augmented Analytics para E-commerce está sendo um belo desafio, mas bem divertido.

Experiência Imersiva

No ano que seu passou vimos muita coisa legal, muitas novidades com VR / AR / MR.

Só para dar uma refrescada na cabeça:

VR – (Realidade Virtual) São os óculos que te levam para uma realidade virtual.

AR – É você conseguir utilizar elementos virtuais em ambientes reais, para quem ainda não utilizou essa tecnologia jogue o Pokemon Go é um ótimo jeito de experimentar.

MR – É a mistura das duas tecnologias, onde você utiliza objetos virtuais em ambientes reais, ou seja você conseguiria estar em um ambiente real utilizando objetos virtuais.

A junção de todas essas tecnologias forma a experiência imersiva, parece coisa de filme, mas imagine você utilizar um notebook sem ter um? Ou ir para o escritório sem sair de casa? Ou imagina você não ter movimentos no corpo e poder voltar a correr? Essa tecnologia irá resolver diversos problemas e trazer outros como consequência.

Fonte Gartner

Block Chain

Para muitos conhecido apenas com cripto moedas, são sistemas que rodam via rede peer to peer, ou seja 1 computador ligado ao outro executando uma tarefa referente ao mesmo sistema.

O Block chain vai continuar crescendo em 2019, com diversas iniciativas bem legais que vão mudar o mundo, alguns exemplos é o controle aéreo feito por um projeto em Block, outro bem bacana é o trackeamento de títulos do governo, mas para mim uma das melhores utilizações do block chain é na saúde, um case que recomendo a leitura: 5 cases que utilizam o Block Chain na área da saúde.
.

Smart Places

Um conceito que utiliza IOT para fazer com que a vida de pessoas fiquem melhores, quantas vezes você já ficou em alguma fila, que tudo que precisava era que alguém chamasse um novo caixa? Ou uma rua que sempre tem enchente, um sensor que avisasse a hora de limpar os bueiros, até mesmo drones que ajudassem a polícia a identificar trajeto de militantes para evitar maiores consequências.

Todas esses exemplos já são possíveis hoje, temos IA, IOT, Big data tudo para fazer essas automatizações que deverão acontecer em 2019

Fonte Gartner

Conclusão

Com base nessas techs, acredito que 2019 será um ano bem disruptivo com diversas novas áreas para desenvolvermos e crescermos nossos negócios!

Vídeo com o conteúdo mais detalhado:

Aquela apresentação para você utilizar na empresa:



0 Comments


Venha nos contar sua opinião!

Leave a Reply

Posts relacionados